quarta-feira, 15 de março de 2017

ᗰOᖇᑎIᑎG ᕼᗩᗷITS - 6 dicas para começar a manhã com energia


     Muitas vezes estar desempregado deixa-nos desmotivados e sem vontade de sair da cama. Dormir mais umas horinhas sabe bem, mas faz mal e começa a deixar-nos moles; para não falar do tempo do dia que perdemos porque estamos simplesmente na cama quando podiamos estar a ser produtivos. 

     Eu ando a lutar com este problema também, e já ha bastante tempo que experimento apps, check-lists e truques deste site e daquele para conseguir fazer alguma coisa, mas sem resultado. Verdade é que até à poucos dias a minha rotina matinal continuava lenta e pesada. Felizmente, com a minha pesquisa descobri finalmente uma rotina com 6 simples passos que me ajudou realmente a conseguir fazer as minhas manhãs completamente diferentes! São coisinhas fáceis e que a mim, realmente me ajudaram. E estou aqui para partilhar convosco estas dicas, para ver se consigo passar a boa sorte a mais alguem :)





     1. Despertador - é muito importante decidir numa hora certa para acordar quando não temos compromissos, e o segredo é mesmo sermos chatos connosco mesmos. Tenta por o despertador a tocar a cada 5 minutos até à hora de teres que te levantar. Assim vais acordando aos poucos e fica mais fácil. Se não resultar (como a mim) podes sempre fazer download de uma app que te obriga a fazer um puzzle ou uma conta para calar o despertador. Acredita, nada te faz despertar mais do que por o cerebro a trabalhar logo de manha. A minha app preferida para isto chama-se Puzzle Alarm Clock - ela deixa te escolher que jogos queres fazer para acordar, se preferes inserir uma password, ou até experimentar uma ao acaso! 

     2. Fazer a cama - como disse, algum tipo de actividade é bom para nos ajudar a despertar, por isso, por muito pequena que esta tarefa pareça, fazer a cama ajuda a por-nos a movimentar e além disso dá-nos um sentimento de realização, de tarefa completa assim que começamos o dia. Bora motivação!

   
 3. Lavar os dentes e a cara - nada como nos refrescarmos para enfrentar o que pode vir no nosso caminho. Lavar os dentes durante uns dois minutos com musica deixa-nos logo mais leves por muito ridiculo que pareça. Lavar a cara com àgua fria também é bom não só para despertar mas também para a pele, para nos livrarmos do suor da noite e fechar os poros. E porque não mimar-nos um pouco e passar um creme também? :) Refrescante e cheirosas!



     4. Fazer exercício - sim, já vos consigo ouvir a rolar-me os olhos. Muita gente entra em parafuso quando se fala a fazer exercício antes de comer, mas desde que o comecei a fazer não falhei um dia. Porquê? Porque a comida nos deixa moles, e obviamente não podemos fazer nada depois de comer porque ia correr muito mal. Além disso, podemos ver o pequeno-almoço como a recompensa depois do esforço feito. Nada como comida para nos por a mexer não é? No youtube existem diversos canais de fitness e um video de 10/15 minutos por dia é bom para o corpo e maravilhoso para a mente. Podem inventar as desculpas que quiserem, não acredito que haja ninguém que não consiga tirar 10 minutos da manhã para treinar. Não é?

     5. Tomar o pequeno almoço - e agora sim, a bela da recompensa. Um bom pequeno almoço é tão importante e metade da população esquece-se dele, ou deixa-o simplesmente para trás com a desculpa de "Como ao almoço". Então e a energia que precisamos até ao almoço? E depois, vamos comer snacks ou almoçar a dobrar o que não é nada saudável. Toca a pensar em nós mesmos! É bom fazer um pequeno almoco com iogurte ou fruta ou pão (ou algo parecido, fiquem à espera do post sobre pequenos almoços saudáveis c;) e sentarmo-nos sem pressa, a comer e a deixar-nos ter um pouco de tempo para nós mesmos.



     6. Pentear e vestir - sim, porque se fizeres uma trança gira no cabelo ou usares aquela camisa que gostas tanto não vais voltar para a cama de certeza. Podes não ter que sair de casa, mas isso não quer dizer que não faças como se fosses. Aliàs, não sair dá-te oportunidade de vestir a saia que nunca vestiste porque tinhas vergonha na rua, experimentar penteados ou maquilhagem nova - ser completamente aventureira. Abre-te um pouco e deixa-te apreciar o tempo que passas contigo mesma. Não tem que ser só televisão, pipocas e pijama. Vai divertir-te com o teu guarda-roupa.


     E pronto, esta é a rotina que tenho estado a fazer nos últimos dias e tem-me ajudado bastante, especialmente na parte de completar os meus exercícios, porque até à poucos dias, esperava ate meio da tarde e depois ou está frio ou está calor e a preguiça vence. Assim, feito de manhã fico logo despachada para o dia, posso passar o meu tempo com as minhas séries ou costura na mesma mas sentindo-me mais realizada, porque uma tarefa já não tenho pendente. E acreditem, depois de passar meses a lutar para conseguir sair da cama, isto é de facto um grande feito!

     E vocês, teêm alguns truques para vencer a preguiça de manhã? Comentem! Ou se decidirem experimentar as minhas dicas, mandem mensagem para saber como correu. A sério, chateiem-nos que nós na Baguette gostamos de saber :)

     хєnα 


6 comentários:

  1. Só porque se está desempregado, deixa-se de fazer a cama? Lavar a cara e escovar os dentes? Deixa-se de pentear e vestir? Ou ainda tomar pequeno almoço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando se luta com depressão crónica, não imagina quão difíceis essas tarefas se tornam. no post faço questão de falar em quem esta desmotivado. não só de quem está em casa sem trabalho. para quem ficou desempregado à uma semana, as coisas não são muito más. mas deixe passar seis meses. um ano. então aí fica-se a ver como estar em casa faz mesmo sofrer.

      eu não disse que se deixava de fazer tudo, mas provavelmente pode contar pelos dedos quem faz exercício de manha. e não imagina a quantidade de pessoas que conheço que não tomam pequeno almoço. só porque algumas coisas na lista não se aplicam a toda a gente, não quer dizer que não possam olhar para o resto, e tentar melhorar um pouco.

      além disso não disse que se deixava de fazer a cama. apenas deixei a nota para fazer assim que se levantasse para começar o dia com actividade e sentido de realização. para a proxima agradeço que leia o post até ao fim e com atenção antes de criticar :)

      Xena

      Eliminar
    2. Bom dia!

      Voltei a ler o seu artigo e lá não fala nada de depressão crónica, claro que as pessoas que sofrem de depressão têm mais dificuldade em encarar certos problemas da vida.

      Mas acho que não entendeu as minha perguntas, o que queria dizer era temos que nos deixar abater, o que temos é de levantar a cabeça e lutar pela vida.

      Eliminar
    3. Bom dia,
      realmente nao falo, queria deixar isso para outro post e peco desculpa por isso.
      tem razao, e por incrivel que pareça, esta pequena rotina tem-me ajudado muito. partilhei-a com esperança que pudesse ajudar outros que estão a passar pelo mesmo. porque manter-nos ocupados mesmo com coisas pequenas e comecar o dia com uma pequena check-list já ajuda muito.

      cumprimentos!

      Eliminar
  2. São optimas dicas :)
    Mas espero que arranjes emprego rapidamente, porque estar desempregado é horrível.

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada!
      hei-de arranjar, vem ai o verão, pode ser que tenha sorte! :)

      beijinhos

      Eliminar