Eu sou, e de certeza que não sou a única, muito cabeça-no-ar. Já prometi a mim mesma que isso ia mudar mas é mesmo de mim. Não tem como trocar o Tico e o Teco.
Agora imaginem: uma casa com 3 pessoas, uma delas uma pequena descobridora do mundo com 4 anos. É a roupa para lavar, refeições para fazer, histórias para contar, trabalhar 8 horas por dia... e o blog. Aliás é mais do que isso, mas isso basta para o dia parecer cada vez mais pequeno e, quando te dás conta, tens montes de coisas pendentes para fazer. Vais trabalhar no blog e não te sai da cabeça que tens de ir pagar uma conta ou fazer aquele trabalho que tens para fazer. E começas a entrar em stress.
Contigo é assim? Comigo também era! Entretanto, tudo se tornou mais fácil com os métodos de organização que me desafiei a adoptar. Assim, uma parte do meu dia é reservada para o meu trabalho, outra para tratar das coisas da casa, para trabalhar no blog e outra parte para estar com a minha família e o meu marido, que geralmente também anda sempre na correria. Desta maneira consigo achar-me no meio do dia e não deixar nada para trás.
Notei que comecei a ser mais produtiva e isso fez-me ganhar mais motivação. Claro que nenhum método vai funcionar se não trabalharmos para que ele funcione!
Organização do Espaço
- O ideal era ter uma divisão da casa só para trabalhar, onde podemos guardar documentos, apontamentos e tudo aquilo que é importante. Coisa que eu não tenho. Trabalho para o blog na sala e, quando acabo recolho as minhas coisinhas para um sítio seguro onde a minha princesa não tenha livre acesso.
- Não te esqueças de arrumar! Dedica 5 ou 10 minutos para arrumar a tua mesa de trabalho antes de dar como concluído. A confusão só gera mais confusão e se deixares arrumado, no dia seguinte é só começar!
Planeia o teu dia
- Planeia hoje o teu dia de amanhã, aponta as tarefas que tens de fazer no dia seguinte. Assim evitas esquecer-te de alguma coisa e é desafiante tentares cumprir tudo aquilo a que te propões fazer.
- Divide o teu dia. Começo o dia por me arranjar a mim e à Diana, tomamos o pequeno almoço e vou leva-la à escola e vou trabalhar. No caminho de volta trato das coisas que tenho de fazer na rua, por exemplo, compras para a casa. Chego em casa, organizo o que tenho para organizar limpo o que tenho para limpar e faço o jantar. Assim resta-me tempo livre para me dedicar a minha filha. Depois que ela adormece, planeio o meu dia seguinte arrumo alguma bagunça e vou descansar. Se deixarmos organizado só é preciso manter e isso é muito mais fácil. Ajudou-me muito fazer um caderninho de organização. Um para mim e outro só para o blog.
- Arranja-te! Trabalhar de pijama não vale. Veste-te e prepara-te tal e qual como se fosses encarar o teu patrão. Afinal de contas somos profissionais e trabalho é trabalho, certo?
- Uma coisa que me tem ajudado muito também são as 3 listas de 3. No meu tal caderninho de organização faço 3 listas: uma de 3 coisas que tenho de concluir hoje, outra com 3 coisas que gostava de concluir hoje mas que não são prioritárias e outra lista com 3 coisas que tenho eventualmente de fazer. Assim nunca perco o foco daquilo que tenho para fazer.
E vocês como se organizam? Quero saber!
Espero ter sido útil!
Beijinhos
Sem comentários:
Enviar um comentário