quarta-feira, 22 de março de 2017

ᑕOᗰO Tᖇᗩᗷᗩᒪᕼᗩᖇ Eᗰ ᑕᗩSᗩ SEᗰ SE ᑭEᖇᗪEᖇ #1

     Eu sou, e de certeza que não sou a única, muito cabeça-no-ar. Já prometi a mim mesma que isso ia mudar mas é mesmo de mim. Não tem como trocar o Tico e o Teco. 

    Agora imaginem: uma casa com 3 pessoas, uma delas uma pequena descobridora do mundo com quase 4 anos. É a roupa para lavar, refeições para fazer, histórias para contar e o blog. Aliás é mais do que isso, mas isso basta para o dia parecer cada vez mais pequeno e, quando te dás conta, tens montes de coisas pendentes para fazer. Vais trabalhar no blog e não te sai da cabeça que tens de ir pagar uma conta ou fazer aquele trabalho que tens para fazer. E começas a entrar em stress.


     Contigo é assim? Comigo também era! Entretanto, desde que este ano começou, tudo se tornou mais fácil com os métodos de organização que me desafiei a adoptar. Assim, uma parte do meu dia é reservada para tratar das coisas da casa, outra parte para trabalhar no blog e outra parte para estar com a minha família e o pai da Dianaque geralmente também anda sempre na correria. Desta maneira      Notei que comecei a ser mais produtiva e isso fez-me ganhar mais motivação. Claro que nenhum método vai funcionar se não trabalharmos para que ele funcione!



Organização do Espaço

  • O ideal era ter uma divisão da casa só para trabalhar, onde podemos guardar documentos, apontamentos e tudo aquilo que é importante.  Inicialmente, eu até tentei criar um atelier, longe das lindas mãos da minha filha. Mas não resultou, não me conseguia focar e só me podia dedicar realmente à noite. E aí eu já estava mais do que cansada. Então trouxe a mesa para a sala e agora sim está a resultar visto que ela é suficientemente alta para que a Diana não consiga pegar em nada. Fico de costas para a televisão e assim não me distraio. Sim, cuidado com as distracções!
  • Não te esqueças de arrumar! Dedica 5 ou 10 minutos para arrumar a tua mesa de trabalho antes de dar como concluído. A confusão só gera mais confusão e se deixares arrumado, no dia seguinte é só começar!

Planeia o teu dia 

  • Planeia hoje o teu dia de amanhã, aponta as tarefas que tens de fazer no dia seguinte. Assim evitas esquecer-te de alguma coisa e é desafiante tentares cumprir tudo aquilo a que te propões fazer.
  • Divide o teu dia. Começo o dia por me arranjar a mim e à Diana, tomamos o pequeno almoço e vou leva-la à creche. No caminho de volta trato das coisas que tenho de fazer na rua, por exemplo, compras para a casa. Chego em casa, organizo o que tenho para organizar limpo o que tenho para limpar e preparo o almoço. Depois do almoço fico com toda a tarde para trabalhar até às 18 horas. Depois é hora de ir buscar a Diana e dar-lhe toda a atenção que precisa e merece. Depois que ela adormece, planeio o meu dia seguinte arrumo alguma bagunça e vou descansar. Se deixarmos organizado só é preciso manter e isso é muito mais fácil. Ajudou-me muito fazer um caderninho de organização. Um para mim e outro só para o blog.


Estabelece metas e respeita-te

  • Toma um bom pequeno almoço, meditarelaxa... Mais dicas de como começar o dia neste post!
  • Arranja-te! Trabalhar de pijama não vale. Veste-te e prepara-te tal e qual como se fosses encarar o teu patrão. Afinal de contas somos profissionais e trabalho é trabalho, certo?

  • Uma coisa que me tem ajudado muito também são as 3 listas de 3. No meu tal caderninho de organização faço 3 listas: uma de 3 coisas que tenho de concluir hoje, outra com 3 coisas que gostava de concluir hoje mas que não são prioritárias e outra lista com 3 coisas que tenho eventualmente de fazer. Assim nunca perco o foco daquilo que tenho para fazer.
E vocês como se organizam? Quero saber!

ᎪᏁᎪ

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