domingo, 10 de dezembro de 2017

Xarope natural da avó velhinha

O inverno  está mesmo a chegar e com ele a chuva e as manhãs geladas. Ok a parte das manhãs geladas já se anteciparam. Hora de arrumar as malhinhas lde outono e preparar as roupas quentinhas e aquelas botas bonitas.
Pensando bem eu gosto do inverno. O cheiro da lenha a arder, a monotonia da chuva, o natal...mas todos os anos apanho sempre uma gripe. Mas é que é sempre. Espirros, dores pelo corpo todo, febre, congestão nasal, dores de garganta e tosse, muita tosse.

Quando eu pequena, a minha avó preparava um xarope com todo o carinho do mundo. Eu esperava ansiosamente que ficasse pronto para depois tomar uma colher cheia. A minha tosse parava e eu sentia que a minha avó fazia magia. Ela era a mulher mais doce e generosa que alguma vez conheci.
Mas é sobre esse xarope que vos venho falar hoje.



Este xarope é uma bomba de vitamina C que que fortalece o nosso sistema imunológico  para prevenir e combater a maldita gripe. Alivia a tosse com é limpa a garganta e vias respiratórias. Além disso é muito focinho, tanto que não devemos tomar mais de 3 colheres por dia e é desaconselhado para pessoas que sofram de diabetes.

Para o preparar vamos precisar de:

  • 1 cenoura
  • 1/2 limão
  • 2 colheres de sopa de açúcar 
  • 1 colher de chá de mel (costumo pôr mais um bocadinho porque corta o efeito azedo do limão) 
A preparação é rápida e muito simples:

  • Começa por ralar ou cortar a cenoura em rodelas e coloca num prato de sopa ou numa tigela. Eu prefiro cortar em rodelas fininhas.
  • Pulvilha o açúcar por cima da cenoura.
  • Acrescenta o mel.
  • Espreme meio limão para que o sumo ajude o açúcar a derreter.
Não ponho no frigorífico, apenas tapo com película aderente. Assim que a cenoura começar a soltar o seu suco natural já está pronto para tomar.

Diz.me o que achaste quando tomares :)

Beijinhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário